Poços Semi Artesianos

 

 

O poço semi artesiano é uma estrutura hidráulica vertical e tubular que permite o acesso à água subterrânea confinada nos aqüíferos.

Sua perfuração é uma obra de engenharia que deve seguir procedimentos normatizados pela ABNT (NBR 12212 e NBR 12244) pois se utiliza de processos, tecnologia e equipamentos de grande porte, como sondas rotopneumáticas que são mais eficientes e precisas para qualquer tipo de solo.

Este tipo de poço é perfurado em locais onde a linha de pressão do aquífero está no mesmo nível ou abaixo do nível do solo. Como não há pressão é preciso de uma bomba para extrair a água.

Se o poço é construído em regiões onde o subsolo é composto de rochas sedimentares são instalados filtros na altura dos arenitos para captar a água que flui na formação, próximo à superfície o trecho é vedado para impedir a captação do lençol freático, reduzindo os riscos de contaminação. Se o poço é construído para captar a água que flui pelas fendas de rochas cristalinas, a pefuração que atravessa a parte do sedimento é vedada para impedir infiltrações e contaminações. Porém se o poço é misto a parte sedimentar é revestida de tubos e filtros, para que a perfuração encontre as fraturas na rocha condutoras de água.

A perfuração de um poço preve sete etapas:

1. Elaboração do Projeto
2. Escolha do Local
3. Licença de Execução
4. Construção do Poço
5. Teste de Vazão
6. Relatório Final
7. Outorga de Direito de Uso

 

 

PERFIL-CONSTRUTIVO---POCO-EM-ARENITO

PERFIL-CONSTRUTIVO---POCO-EM-BASALTO